José Miguel Silva arquitecto

Até 100 km de Lisboa, Lisboa
4.0
(1)
Perfil Bronze
11anos de experiência
1trabalhos ganhos

José Miguel Silva arquitecto

José Miguel Silva (Lisboa, 1977), arquitecto com Msc. em Reabilitação da Arquitectura e Núcleos Urbanos e Doutoramento em Urbanismo pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, destacando-se uma bolsa de doutoramento AUSMIP Plus for Phd Students na Universidade de Tóquio de 2013 a 2015.
Foi ainda Docente Bolseiro de Investigação na Unidade Curricular de Urbanismo II, 3º ano, na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, no ano lectivo de 2017-2018.
Actualmente desenvolve a sua actividade profissional como arquitecto liberal tendo já integrado equipas multidisciplinares em diversos projectos de arquitectura, reabilitação e planos urbanísticos, destacando-se as participações nos gabinetes Risco S.A., Conceito Arquitectos e Oficina Ideias em Linha em colaboração com a GB Arquitectos.
Informação validada
perm_identityDados de identificação
verified_userSeguro de responsabilidade civil
perm_contact_calendarLicença: Arquiteto(a)

Avaliações

4
1 avaliação
5
0
4
1
3
0
2
0
1
0
Cliente Zaask
Elaboração de Projecto de Casas
verified
12 Dec 2017

Portefólio

Perguntas e respostas

Que formação e experiência tem relacionadas com a sua actividade?
formação académica
2017
Doutoramento em Urbanismo pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, com o tema "A Invenção do Património Urbano: Processos de produção dos lugares patrimoniais em Portugal", e orientação do Prof. Carlos Dias Coelho (FAUL) e do Prof. Koichi Kato (U.Tokyo).

2010
Mestrado em Reabilitação da Arquitectura e Núcleos Urbanos pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa – UTL, desenvolvendo o tema O Monumento e o Lugar. Relação entre o espaço público e o monumento na intervenção patrimonial contemporânea, com orientação do Prof. Carlos Dias Coelho (FAUL) e do Prof. Gonçalo Byrne (*******).

2004
Licenciatura em Arquitectura pela Universidade Lusíada de Lisboa.

formação complementar
2013
Curso Livre de Restauro de Mobiliário I, Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra

2003
Curso de Autocad 2002 2D/3D e 3D Studio Viz 4, NHK – Formação e Novas Tecnologias Unipessoal.
Como começou a trabalhar nesta área de negócio?
O interesse geral na temática da arquitectura e do urbanismo, em particular do património e da reabilitação do tecido edificado, surgem da influência dos percursos académico e profissional realizados desde o final da licenciatura em Arquitectura (2004).
Na vertente académica as áreas de investigação incidiram nas vertentes da morfologia e reabilitação do espaço urbano, compreendendo a metamorfose do edificado monumental e do seu contexto urbano ao longo do tempo.
Por sua vez, o percurso profissional tem permitido uma abordagem generalizada de todas as componentes de trabalho e intervenção da arquitectura sobre a cidade, realizando trabalhos nas suas diferentes escalas desde o projecto de uma moradia singular, equipamento público ou reabilitação do património edificado; bem como, no desenho de espaço público e na realização de planos de pormenor e urbanização.
Com que tipo de clientes já trabalhou anteriormente?
2010
Colaboração pontual no atelier CPU na realização do estudo para a localização de áreas com aptidão à instalação de Unidades de Produção de Energia Fotovoltaica, Portugal

2008-2010
A integração no atelier Conceito F.A. (Arq. Diogo Freire de Andrade) permitiu desenvolver conhecimentos na gestão de projecto

2009
Colaboração pontual no atelier PLARQ (Arq.s António Monteiro e Pedro Silva) na Concepção do Estádio de Futebol do Grémio de Porto Alegre, Brasil

2007-2008
A relação entre os ateliers Oficina Ideias em Linha e a GB Arquitectos (arq.s José Manuel Laranjeira e Gonçalo Byrne) permitiu integrar projectos de reabilitação do património arquitectónico e paisagístico

2006
Colaboração pontual com a empresa Silreis Construções na reabilitação do Centro de Saúde da Venda-Nova (acompanhamento e preparação de obra)

2005-2006
O Estágio Profissional realizado no atelier Risco (arq. Manuel Salgado) permitiu participar em diferentes fases da execução de projectos de arq. e planeamento urb
Ver mais